[Resenha: Norte e Sul - Elizabeth Gaskell]

Resenha: Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

“Adormeceu com a esperança do surgimento de alguma luz. Se interna ou externa, tanto fazia. Mas, se soubesse quanto tempo demoraria até que a luz chegasse, seu coração afundaria no desespero.”

Em “Norte e Sul” iremos conhecer a historia de Miss Margaret Hale e Mr. John Thornton, duas pessoas que mesmo com suas diferenças, fizeram uma grande mudança na vida um do outro. Margaret Hale é uma pessoa com uma personalidade completamente forte, muito orgulhosa e decidida, leva sua vida da melhor forma, ela mora no Sul, um lugar muito bonito, tranqüilo e repleto de pessoas sonhadoras. Já John Thornton é um grande homem, com um bom coração, ele mora no Norte um lugar cinzento, feio e lotado de maquinas, é um lugar completamente diferente do Sul.

Certo dia após o renuncio de cargo do pai de Margaret, infelizmente ele decidi ir com a família para o Norte e com isso a vida deles muda completamente.  Ao chegarem à nova cidade Milton (no Norte) as vidas de Margaret e de John acabam se cruzando, mas quem pensa que a primeira impressão entre eles foi boa, sinto muito em dizer, mas foi terrível.

John passou por muitas dificuldades após a morte de seu pai, mas com muito esforço, talento e dedicação, ele acabou crescendo bem rápido, dando uma vida melhor a sua mãe, dono de um moinho fica evidente que John não tem uma grande educação de cavalheiro, ele então procura o Sr. Hale para poder ter algumas aulas particulares, após conhecer a Margaret fica evidente que algo mexeu bastante com ele, mas o que será que vai acontecer entre eles?

 “Era muito escura em contraste com o pálido céu cinza azulado do inverno. […] Ao se aproximarem da cidade, o ar foi ficando com um leve gosto e cheiro de fumaça. […] Aqui e ali, erguia-se uma fábrica […] soltando fumaça negra…”

Não posso esquecer-me de contar que Miss Hale possui certo preconceito em relação ao novo lugar onde mora, no decorrer da historia algo muda e ate sua forma de notar o verdadeiro John Thornton fica evidente, ela começa admira-lo, ter carinho e embora os dois pareçam viver em guerra, tudo entre eles vai mudando para melhor, mas será que essa aproximação pode trazer bons frutos pra ambos?!

O livro em si, em vários momentos me lembrou da obra de “Orgulho e Preconceito”, achei bem semelhantes algumas cenas, confesso que o comportamento de Margaret me deixou bem estressada, ela é uma pessoa que da vontade de bater pra ver se acorda pra vida. Achei o Sr. Thornton uma graça, entrou pra minha lista de crush’s. O livro é bastante interessante, vai relatar de assuntos importantes daquela época e vai mostrar também sobre um romance bem forte e nada clichê.

Fiquei muito surpresa com á historia, acabou me deixando muito satisfeita e nada arrependida, foi uma leitura que me exigiu um bom tempo.  Chegando ao final apenas uma palavra me veio em mente INCRIVEL. Repleto de detalhes e com uma linguagem fácil, esse é o livro “Norte e Sul”, sem duvida nenhuma eu recomendo, pois vai ser aquela leitura essencial, assim como foi pra mim.

Fiquei sabendo que a BBC tem uma adaptação, é praticamente uma série que muitos elogiaram bastante, eu ainda não cheguei a ver, então não posso comentar.

Editora: Martin Claret / Páginas: 746 / Autora: Gaskell,Elizabeth

SINOPSE:

Publicado em 1854, “Norte e Sul” retrata os efeitos da Revolução Industrial no solo inglês. As personagens principais: Mr. Thornton e Margaret dualizam o norte (industrial, sujo e sem modos) e o sul (bucólico e aristocrático). O relacionamento entre os dois pode evocar no leitor lembranças de Orgulho e Preconceito , pois, assim como na obra de Austen, as personagens de Gaskell também precisam passar por cima das convenções sociais e dos pré-conceitos em busca do amor e da realização. O romance “Norte e Sul” foi escrito e publicado na revista Household Words na forma de folhetim, como era de costumeiro, no ano de 1854, quando a Inglaterra sofria os efeitos da Revolução Industrial e das mudanças delas advindas. A mola propulsora do enredo é a mudança da família de Margaret, da idílica cidade de Helstone, sul da Inglaterra, para o centro industrial de Milton-North.

 

CURIOSIDADE

Quem tiver interesse tem uma adaptação na BBC!

Resenha: Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

Resenha: Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

A BBC lançou, no ano de 2004, a série baseada no livro Norte e Sul. Muitos pontos foram mantidos na trama principal, no entanto com algumas mudanças. Mesmo assim a série não deixa a desejar; com uma fotografia que impressiona e com os atores muito bem representados pelo Sr. Thornton e Margaret Hale, Norte e Sul é emocionante e imperdível!

Conheça o(a) Autor(a)

[Paloma]
Paloma Isabele

Pisciana, Estudante de Direito e Completamente apaixonada pelos livros. Uma frase que resumi toda essa loucura que chamamos de vida é "Nada é tão nosso, quanto nossos sonhos".

Veja Alguns Posts Relacionados

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Resenha: Norte e Sul - Elizabeth Gaskell

Enviando Comentário Fechar :/