[Resenha: Fausto ]

Resenha: Fausto

"Não se cumpre, Amanhã o que hoje não for feito, E nem um dia só perder se deve."

De todos os livros que eu li até hoje, digo que Fausto foi o mais difícil para poder fazer uma resenha, um livro repleto de detalhes e com uma historia bem verdadeira, você percebe o tempo todo a essência que o autor quis transmitir ao leitor, enfim... Tentarei o máximo falar minha opinião e contar um pouco sobre a história... 

Fausto é um médico muito louco que acaba vendendo sua alma para o Diabo (Mefisto), ele então promete ficar ao "lado do diabo" desde que ele lhe proporcione um momento, digamos que inesquecível. Após conseguir a permissão do Altíssimo (Deus), Mefisto leva Fausto a trilha pelo Pequeno Mundo, (ou seja, dos desejos e dos prazeres e faz com que ele tome uma poção)

No decorrer do caminho ele conhece Gretchen se apaixona e a seduz. Depois que Fausto entra na vida dela, coisas muito ruins acontece, ele praticamente acabou com a vida de Gretchen e isso me deixou muito puta.

Ela acaba engravidando dele e no fim da primeira parte da tragédia, ela está encarcerrada por ter matado seu próprio filho. Fausto tentou salva la, mas como ela já estava no ápice da loucura, ele decide ficar na prisão.

 O livro mostra a luta entre o bem e o mal, Fausto é um personagem bem sábio, mas infelizmente não saber usar isso ao seu favor, em alguns momentos ele se torna um personagem chato, já Gretchen é uma personagem que me encantou bastante, fiquei muito triste pela sua passagem no livro, ela não merecia isso, o Diabo (Mefisto) e Deus (Altíssimo) foram personagens com características bem fortes e que chamaram bastante atenção.

No começo da história me senti um pouco perdida, o livro é narrado em forma de poesia, em alguns momentos a leitura se tornou cansativa, mas conforme fui insistindo, insistindo a leitura acabou se tornando agradável. É um livro muito bem escrito, com um vocabulário muito rico, após a leitura você percebe que acabou ganhando mais conhecimento.

Há trechos memoráveis, empolgantes e que nos faz ter uma leve reflexão sobre a vida, o arrependimento do personagem que fez as piores escolhas, nos faz enxergá que o livro é como uma lição de vida, Fausto descreve da melhor forma a verdadeira essencia do ser humano.

Quando eu comecei a ler, pensei que iria me decepcionar bastante em relação ao livro, mas acabei levando um tapa na cara e o livro ultrapassou minhas expectativas, não é atoa que Fausto é um clássico que faz sucesso até hoje.

A edição da Martin Claret foi surpreendente, o livro tem sua própria cara e chama bastante atenção, sua capa é dura, as folhas são amarelas com um design prata na lateral, já as letras são do tamanho excelente que não prejudica a leitura, o livro ainda vem com uma fita prata para servir de marcador.

Um livro repleto de detalhes, a historia o tempo todo é muito bem contada, você fica o tempo todo por dentro dos acontecimentos, cada personagem tem suas características bem forte, já as personalidades diria que são completamente diferente uma da outra.

Foi um livro que eu gostei bastante, recomendo para as pessoas que gostam de clássicos e que tem realmente paciência e calma, já que o livro exige bastante concentração do leitor, gostaria de lembrar que a continuação do caminho de Fausto com Mefisto está em Fausto II (eu ainda não li).

Gostaria de agradecer a Editora Martin Claret que me deu a oportunidade de estar resenhando e conhecendo esse clássico, realmente foi um livro que me surpreendeu bastante, muito obrigada e contem sempre com a Equipe do Contos Literários.

Sinopse:

Fausto é um poema trágico do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, dividido em duas partes. Está redigido como uma peça de teatro com diálogos rimados, pensado mais para ser lido que para ser encenado. É considerado uma das grandes obras-primas da literatura alemã.

Conheça o(a) Autor(a)

[Paloma]
Paloma Isabele

Pisciana, Estudante de Direito e Completamente apaixonada pelos livros. Uma frase que resumi toda essa loucura que chamamos de vida é "Nada é tão nosso, quanto nossos sonhos".

Veja Alguns Posts Relacionados

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Resenha: Fausto

Enviando Comentário Fechar :/