[AS CRIANÇAS ESQUECIDAS DE HITLER: A VERDADEIRA HISTORIA DO PROGRAMA LEBENSBORN / Ingrid Von Oelhafen e  Tim Tate ]

AS CRIANÇAS ESQUECIDAS DE HITLER: A VERDADEIRA HISTORIA DO PROGRAMA LEBENSBORN / Ingrid Von Oelhafen e Tim Tate

“Eu criei as casas Lebensborn porque não acho correto que uma moça que tenha a falta de sorte de engravidar fora do casamento seja maltratada por todo mundo.”

Um livro totalmente diferente e com uma realidade assustadora, até hoje este assunto é muito pesado. Ingrid foi uma dessas pessoas que acabou passando por tudo isso, mas acabou tendo coragem de descobrir melhor sobre tudo que aconteceu.

O que foi feito com as crianças que foram criadas no programa Lebensborn?!

“Antes de tudo, durante a Alemanha nazista, sob o controle da SS (organização militar nazista) e do de Heinrich Himmler, foi criado um programa secreto chamado Lebensborn, “fonte de vida” em alemão.

O rumor sobre a intenção de Adolf Hitler de criar uma raça ariana finalmente se tornava um fato; estava convencido de que apenas os arianos puros deveriam ser os governantes do mundo. Deste modo, adaptou um laboratório SS para realizar os experimentos com a nova geração pertencente a elite nazista.

“O Lebensborn era um programa contrário ao Holocausto, pois aqui o objetivo principal era, a todo custo, preservar a pureza da raça ariana, independentemente dos meios para alcançá-lo.”

Iremos descobrir melhor sobre alguns casos que aconteciam nesta época, casos que chocam milhares de pessoas ate hoje. Por incrível que pareça muitas mães grávidas eram levadas para casas do programa Lebensborn, para que lá tivessem seus filhos. Mas fique ciente que não era qualquer mulher que poderia ser levada para essas casas.

Eles queriam apenas mulheres de raça pura e que estivessem grávidas de arianos. Alem disso, depois que nasciam as crianças eram levadas para outras famílias (de arianos também), para que somente assim a “Família Perfeita” fosse criada.

No livro iremos entender melhor sobre tudo que acontecia nesta época. Com detalhes e uma linguagem bem fácil, veremos que muitas crianças sofreram bastante e confesso que haverá alguns momentos que apenas passará na cabeça “como existiam pessoas capazes de serem tão cruéis”?!

Algo que me chamou bastante atenção foi que a Ingrid teve muitas dificuldades para encontrar as informações que procurava, então concluímos que sua vida não foi fácil, até mesmo os órgãos que poderiam ajudar nesta busca, simplesmente dificultavam ainda mais.

Esse gênero foi algo completamente diferente para mim, mas confesso a vocês que valeu a pena cada pagina e cada capítulo, digno de uma das melhores leituras desse ano.

Para quem gosta e tem curiosidade sobre o assunto, leiam e venham conhecer essa historia, pois sem dúvida o aprendizado que ganhamos no final, vale à pena!

 

Páginas: 240Editora: Contexto / Autor: Ingrid Von Oelhafen / Tim Tate

Sinopse:

O programa Lebensborn, criado por Heinrich Himmler, foi responsável pelo rapto de nada menos que meio milhão de crianças por toda a Europa. Esperava-se que, depois de passar por um processo de “germanização”, elas se tornassem a próxima geração da “raça superior” ariana na segunda fase da Solução Final. No verão de 1942, pais de toda a ex-Iugoslávia, na época ocupada pelos nazistas, foram obrigados a submeter os filhos a exames médicos para avaliar sua pureza racial. Uma dessas crianças, Erika Matko, tinha nove meses quando os médicos a declararam apta a se tornar uma “criança de Hitler”. Levada para a Alemanha e entregue a pais de criação que já haviam passado pelo crivo nazista, Erika recebeu o nome de Ingrid von Oelhafen. Muitos anos depois, Ingrid começou a descobrir sua verdadeira identidade. Embora os nazistas tenham destruído muitos registros de Lebensborn, Ingrid encontrou documentos raros, incluindo os depoimentos do julgamento de Nuremberg sobre sua própria captura. Rastreando pistas até seu local de nascimento, Ingrid descobriu um segredo ainda mais surpreendente: uma mulher chamada Erika Matko, que havia sido entregue para a mãe de Ingrid como uma espécie de “bebê substituta”. “As crianças esquecidas de Hitler” é tanto um relato pessoal angustiante quanto uma investigação devastadora sobre os crimes terríveis e o alcance monstruoso do programa Lebensborn.

Conheça o(a) Autor(a)

[Paloma]
Paloma Isabele

Pisciana, Estudante de Direito e Completamente apaixonada pelos livros. Uma frase que resumi toda essa loucura que chamamos de vida é "Nada é tão nosso, quanto nossos sonhos".

Veja Alguns Posts Relacionados

Comentários

Olá, deixe seu comentário para AS CRIANÇAS ESQUECIDAS DE HITLER: A VERDADEIRA HISTORIA DO PROGRAMA LEBENSBORN / Ingrid Von Oelhafen e Tim Tate

Enviando Comentário Fechar :/