[APRESENTAÇÃO E TRÊS MOTIVOS PARA LER LIVROS DE TERROR]

APRESENTAÇÃO E TRÊS MOTIVOS PARA LER LIVROS DE TERROR

Hei leitores, hoje é dia de estreia. Meu nome é Rayan Ibiapina e agora faço parte da equipe Contos Literários.

Sou cearense, enfermeiro, professor. Leio tanto quanto posso, mas não quanto gostaria. Sou doido por livros, mas mais doido ainda por comprar livros. 

No geral, leio todo tipo de livro. Novos, clássicos, literários e não literários. Vou aparecer por aqui para escrever sobre os livros que leio, compartilhar ideias e pensamentos e, falando sobre uma perspectiva futura, alguns textos autorais. 

É provável que você me veja escrever sobre autores atuais, antigos, livros de romances, romances espirituais, autoajuda e até alguns escritos no início do século passado por autores como Dale Carnegie e Napoleon Hill. 

 

O mundo dos livros é gigantesco. O hábito de ler é muito importante e tem o poder de nos colocar em diversos Universos e aprender sobre tudo que essa vida pode ensinar. Certa vez ouvi o Will Smith dizer em uma entrevista que: "não existe um problema no mundo que alguém não tenha escrito um livro sobre como resolvê-lo.".

Nós, leitores ativos, sabemos que cada livro pode nos ensinar uma lição sobre o que fazer de nossas vidas. Seja nos relacionamentos, na forma que vivemos com os nossos amigos ou mesmo sobre o como olhamos para nós mesmos.

Hoje quero escrever sobre livros terror. Algumas pessoas tem preconceito com algumas categorias. Tem gente que não lê romance, outros não leem fantasia e alguns correm de livros de autoajuda.

Recentemente concluí a leitura de O Iluminado, do Stephen King. E durante a minha leitura ouvi pessoas dizerem (injustamente) que não gostavam muito da categoria. Então decidi escrever sobre por que você, caso não goste, deve dar uma chance para os livros de terror.

 

  • Ampliar horizontes é sempre uma boa ideia.
     

     Tudo bem, eu entendo que nós sempre teremos nossas categorias preferidas. Há pessoas que gostam mais de romances, outras gostam mais de histórias policiais e há também aqueles que leem apenas livros de literatura fantástica. 

     Não há nada de errado em ter algum tipo de categoria preferencial. Contudo, da mesma forma em que ampliamos a nossa visão de mundo à medida que lemos mais, fazemos isso de maneira mais acentuada ainda quando experimentamos outras categorias. 

     Aqui vai uma pequena lista dos livros que li que considero bastante diferente um do outro, em relação ao seu tipo.

     

  • A Culpa é das Estrelas, de John Green.
  • Amor além da vida, de Richard Matheson.
  • Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker.
  • A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohk.
  • Diário de Um Banana, de Jeff Kinney.
  • O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.
  • Como fazer amigos e Influenciar pessoas, de Dale Carnegie.
  • It, A Coisa, de Stephen King.

 

     Esses são apenas alguns. Contudo, cada um deles traz consigo algo muito interessante que só experimentando pode-se saber. Recomendo que você busque sair da sua zona de conforto da leitura. Experimente novas categorias e inclusive, leia livros de terror. Talvez você se surpreenda muito mais do que pode imaginar. 

 

  • Livros sempre são diferentes dos filmes.
     

     Há pessoas que, assim como eu, não são os maiores fãs de filmes de terror. Eu até assisto em alguns casos. Mas no geral, não vejo os filmes. Porém, mesmo não gostando dos filmes, os livros me chamam a atenção. De modo geral, os livros fogem de parte dos clichês presente nos filmes (como o exemplo das pessoas que, nos filmes, sempre fazem coisas não muito inteligentes e acabam morrendo).

     Além disso, se você já assistiu a algum filme que vem de adaptação do livro sabe que, mesmo sendo, em tese, a mesma história, existe uma perspectiva bem diferente de um para o outro, não preciso nem citar o quanto, muitas vezes, os livros são diferentes dos filmes.

     Por isso, mesmo que você não goste de filmes de terror, vale a pena dar uma chance aos livros. Se você gosta dessa categoria de filmes, experimentar os livros pode ser ainda melhor.

 

  • São mais surpreendentes do que se pode imaginar.
     

     Nós seres humanos tendemos a achar que tudo segue um padrão. Por exemplo, quando falamos sobre livros de romance, já pensamos em um casal que tem uma barreira entre eles e por alguma razão não podem ficar juntos. Depois disso, não importa o que precise acontecer, no final eles ficarão juntos (Spoiler alert: pela minha pequena experiência, não se aplica muito a Nicholas Sparks).

Porém, quem lê os livros sabe que existe muito mais do que isso na trama. Há uma enorme construção que dá um contexto incrível às histórias que fogem da linha do clichê.

     Com os livros de terror funciona da mesma maneira. As pessoas acham que é um livro inteiro de, seja lá quantas páginas tiver, matança, ódio e desgraça. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Da mesma forma, existe uma enorme construção em torno do enredo que faz de alguns livros uma obra de arte.

     Lembro-me do primeiro livro da categoria que li: It A Coisa, do Stephen King. Em alguns momentos eu ria muito alto, em outros ficava tenso, em outros fazia caretas. Um mix de sensações em um único livro. Não é apenas matança e coisas horrendas. Por isso vale a experiência.

 

Esses são apenas três motivos para, quando você tiver a oportunidade, dar uma chance aos livros de terror. Sim, pode ser que, mesmo com toda essa conversa, você ainda não goste da categoria. Porém, se você nunca entrou nesse mundo, recomendo que dê uma chance. Pode ser que você goste desse vasto universo das histórias horripilantes.

Se você nunca leu um livro de terror e pretende experimentar, comenta aqui qual é o livro que você pretende ler primeiro. Se você já está no mundo do terror, então conta pra gente quais são os melhores que você já leu. Por hoje é só. Um grande abraço e até a próxima.

Conheça o(a) Autor(a)

[Rayan]
Rayan Ibiapina

Primogênito, cearense, professor, enfermeiro. Apaixonado por música, livros, jogos e todas as coisas boas que a vida traz até mim. Ou das que eu mesmo tenho de ir buscar.

Veja Alguns Posts Relacionados

Comentários

Olá, deixe seu comentário para APRESENTAÇÃO E TRÊS MOTIVOS PARA LER LIVROS DE TERROR

Enviando Comentário Fechar :/